segunda-feira, 8 de março de 2010

informática educativa

Nosso projeto de uso do computador na sala de aula apresenta quatro modalidades de ação, psicopedagógica, cognitiva, informativa e operacional, tendo como princípio que o computador na escola deve ter como porta de entrada a sala dos professores.

A nossa experiência na implantação da Informática Educativa mostra que a capacitação dos Profissionais da Educação é a tarefa principal de qualquer projeto que visa a utilizar o computador como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, onde estes são um dos principais agentes.

Para que possamos caracterizar a Informática Educativa como disciplina, é necessário possuir pelo menos um conteúdo e um currículo próprio na grade curricular. O trabalho desta deve ser norteado como elemento gerador da interdisciplinaridade, o que contribui muito para o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos da Informática Educativa

• Capacitar o aluno para o mercado de trabalho;
Utilizar a Informática para reforçar aspectos psicopedagógicos;
Usar a sala de Informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
Inserir o aluno no contexto da sociedade pós-moderna;
Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas do dia-a-dia.

Conteúdos da disciplina:

A disciplina Informática Educativa propõe-se a trabalhar conceitos e conteúdos psicopedagógicos, trabalhados principalmente nos primeiros ciclos do ensino fundamental; cognitivos, trabalhados em todos os ciclos para o reforço do aprendizado das disciplinas tradicionais dentro de uma abordagem interdisciplinar; informativos, abordando temas da atualidade para que o aluno compreenda como a tecnologia interfere em seu dia-a-dia e operacionais, envolvendo o aprendizado das ferramentas básicas, tais como editores de textos, planilhas e outros.

Estratégias

Em nosso projeto educacional, adotamos basicamente como estratégias as ATIVIDADES e PROJETOS. Chamamos atividades os eventos que duram apenas uma ou duas aulas que, em geral, são desenvolvidos por apenas uma dupla de alunos. Entendemos por projetos os eventos mais longos que, geralmente, envolvem toda a turma ou escola.

Tanto as atividades como os projetos são realizações que levam em conta a interdisciplinaridade, fazendo com que o uso do computador se torne um instrumento importante no processo de ensino-aprendizagem.

Livros didáticos

Editamos a coleção "Projeto Educativa" composta por uma coleção de CDs e "Aprendendo com a Informática", um conjunto de livros desta disciplina. Ambos abrangem atividades desde a Educação Infantil até o Ensino Médio a fim de atender aos objetivos gerais da disciplina.

Por isso, com a Informática Educativa da Tema, o aluno aprende a aprender.

nayane

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