segunda-feira, 8 de março de 2010

História: A Evolução do Vírus e Antivírus de Computador

1984 – Fred Cohen em seu paper “Experiments with Computer Viruses” onde nesse documento ele relata e também batizas programas de códigos nocivos como “Vírus de Computador”.

1986 – Surge o primeiro Vírus de Computador escrito por dois irmãos: Basit e Amjad que foi batizado como ‘Brain’, apesar de ser conhecido também como: Lahore, Brain-a, Pakistani, Pakistani Brain, e UIU. O Vírus Brain documentado como ‘Vírus de Boot’, infectava o setor de incialização do disco rígido, e sua propagação era através de um disquete que ocupava 3k, quando o boot ocorria, ele se transferia para o endereço da memória “0000:7C00h” da Bios que o automaticamente o executava.

Vírus Brain na Bios

1987- Vírus Vienna. Atribui-se a criação do vírus Vienna, ao estudante Rolf Burger da cidade de Viena, na Áustria. Cada vez que o vírus era executado ele infectava programas: .com, do disco rígido, que tinha o seu tamanho aumentando em 648 bytes, onde os programas em si não contém o vírus, simplesmente são alterados por ele, que fazia com que o computador reinicia-se continuamente até que todos os programas .COM, fosse substituídos por cópias não contaminadas. O suposto criador do vírus Rolf Burger, mandou uma cópia do vírus Vienna para Bernt Fix que conseguiu neutralizar a infecção do vírus Vienna.. Este Thus Fix é uma espécie de padrinho dos antivírus.

1988 – Surge o primeiro Antivírus em março de 1988, por Denny Yanuar Ramdhani em Bandung, Indonésia. O primeiro Antivírus a imunizar sistema contra o vírus Brain, onde ele extrai as entradas do vírus do computador em seguida imunizava o sistema contra outros ataques da mesma praga.

1989 – Dark Avenger (também conhecido como Eddie) era o pseudônimo de um famoso escritor vírus informático da Bulgária. O seu vírus The Dark Avenger foi o primeiro a ter sido originado da Bulgária, e incorporado uma técnica nova conhecida como: fast infector, que contaminava os programas rapidamente, mas o estrago subseqüente acontecia bem devagar. No mesmo ano a IBM forneceu o primeiro antivírus comercial que também protegia contra vários vírus criados por Dark Avenger.

Histórico da Evolução do Vírus e Antivírus de Computador

1990 – Em dezembro de 1990, o mercado tinha amadurecido a um ponto que havia cerca de dezenove programas de antivírus entre eles os conhecidos Symantec’s Norton AntiVírus, ViruScan da McAfee, IBM Anti-Virus, e a Kaspersky Labs.

1991 – Michelangelo, é um vírus de computador descoberto pela primeira vez em Abril de 1991 na Nova Zelândia. O vírus Michelangelo, o Michelangelo infecta (Master Boot Record) é a informação no primeiro setor de um disco rígido, e só entrava em atividade em 6 de março, no dia do aniversário do artista renascentista Michelangelo, então, destrói dados do HD, onde ele atacava (nulls) os 100 primeiros setores do HD.

1994 – O criador do vírus Pathogen, na Inglaterra, foi rastreado pela Scotland Yard
polícia judiciária de Londres e condenado prisão por 18 meses. A primeira vez que um criador de um vírus é processado e preso.

Alguns dados estatísticos sobre vírus conhecidos:
• Até 1990 – 80 vírus conhecidos.
• Até 1995 – 5.000 vírus conhecidos.
• Até 1999 – 20.500 vírus conhecidos.
• Até 2000 – 49.000 vírus conhecidos.
• Até 2001 – 58.000 vírus conhecidos.
• Até 2005 – 72.010 vírus conhecidos aproximadamente.
• Até 2007 – Mais de 150.000 vírus conhecidos aproximadamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário